T Car - O Carro Mundial


O carro mundial da General Motors chamado T-car, foi introduzido primeiramente em 1973 no Brasil como Chevrolet Chevette (2 portas Sedan), seguido em outubro de 1978 pelo Sedan 4 portas, e em 1980 por um Hatchback 3 portas o Chevette Hatch. Em outubro de 1980 chegou uma station wagon de 3 portas,  Chevrolet Marajó. Também disponível era uma pick-up, chamada Chevrolet Chevy 500, 500 ou chamado GMC GMC 1600 em outros países. Em 1984 o Brasil ja tinha exportado mais de 100.000 veiculos. Sendo presente nos 03 continentes e na Oceania.

Na Alemanha, em setembro de 1973 chegou como o terceiro Opel Kadett geração (Kadett C) como um Sedan 2 portas, Sedan Coupé 4 portas , e Sation Wagon 3 portas , em maio 1975  foi seguido por um Hatchback 3 portas (Opel Kadett City) e em março de 1976, um 2 portas com teto aberto, denominado Opel Kadett Aero, e em outubro de 1977 o Rallye Opel foi lançado uma versão de alta performance. Em novembro de 1977 uma edição limitada do Kadett GT sendo lançado, como Opel GT / E.

No outono de 1974, o carro foi construído na Argentina como 180-K Opel (4 portas sedan). Mais tarde, o Sedans brasileiros foram vendidos na Argentina como GMC Chevette 1992-1994.

No Japão, em novembro de 1974, o carro foi apresentado como Isuzu Bellett  um Sedan de 4 portas e um Coupé, dois anos mais tarde renomeado Isuzu Gemini.

Em março de 1975, a Hatchback 3 portas apareceu pela primeira vez na Inglaterra como Vauxhall Chevette, em Junho de 1976 acompanhado pelo Sedan de 2 portas e 4 portas Sedan, e em outubro de 1976 pela Wagon de 3 portas. Em setembro de 1976, o Chevanne Bedford apareceu, uma versão do Station Wagon. No início dos anos oitenta, após a introdução do front-wheel drive-Kadett D, o Vauxhalls foram vendidos na Alemanha pela Opel como Chevette.

Em 1975, o Gemini Holden foi introduzido na Austrália como um Sedan de 4 portas e um Coupé (carros início painel traseiro leitura Holden Isuzu), em 1978, seguido de um vagão de 3 portas e Van. O Chevette Bedfor foi vendido como Vauxhall Chevanne na Nova Zelandia.

Nos EUA, o carro foi produzido como Chevrolet Chevette como um Hatch back 3 portas de setembro de 1975, seguido de um hatch back de 5 portas com distância entre eixos estendida até o ano modelo 1978. Estes carros estavam disponíveis no Canadá como Pontiac Acadian. Em 1981, nos EUA, os carros também eram vendidos como Pontiac T1000, renomeado Pontiac 1000 por 1983.

Em 1976 o Gemini Isuzu foi vendido nos EUA como pela Opel Isuzu, mais tarde conhecido como Buick Opel. Em 1981, nos EUA também, o Gemini Isuzu foi vendido como Isuzu I-Mark.

Na Coréia, houve o Gemini Saehan (Saehan pássaro na exportação), mais tarde chamado Saehan Maepsy, como um Sedan 4 portas, em 1983 Daewoo Maepsy, mais tarde Daewoo Maepsy-Na, e Saehan Max,depois Daewoo Max como uma Pick-up (diferente da versão sul-americana), enquanto na Malásia e na Tailândia os carros eram vendidos como Opel Gemini (4 portas Sedan e Coupé).


Ao todo, o carro foi conhecido sob cerca de 40 nomes diferentes.